5 recursos do Mac OS que você provavelmente não conhecia

Se você usa Mac OS há muito tempo ou está começando agora, certamente já sabe que o sistema operacional dos computadores da Apple está recheado de truques e atalhos que facilitam o dia-a-dia e são uma “mão na roda” nas horas de necessidade.

Mas será que você conhece todos? Fizemos uma lista com 5 recursos bem interessantes do Mac OS que nem todo mundo conhece, mas podem ser de grande ajuda em um momento oportuno:

Assinar documentos utilizando a Webcam

No Mac OS, colocar a sua assinatura em documentos PDF – e até mesmo em arquivos de outros tipos como imagens JPEG e PNG – não é uma dificuldade, mesmo se você não possui assinatura digital. Tudo o que você precisa é de papel, caneta e a Webcam do seu MacBook.

É fácil: abra o arquivo com o Pré-visualização (Preview), e clique no ícone de assinatura que fica na barra de ferramentas de marcação, depois em “Criar assinatura” e escolha a opção “Câmera”. Escreva sua assinatura no papel e posicione na frente da Webcam. Pronto! Agora posicione e redimensione sua assinatura da maneira que preferir.

Assinar documentos utilizando a Webcam no Preview

Capturar Tela no Mac OS

Você deve estar pensando: “Mas isso eu já sabia”. Provavelmente você conhece uma ou duas maneiras de capturar a tela do seu Mac, mas existem 6 (Sim. Seis.) maneiras de tirar screenshots e pouca gente sabe disso. São elas:

⌘ + ⇧ + 3 Captura a tela inteira e salva no Desktop
⌘ + ctrl + ⇧ + 3 Captura a tela inteira e salva na Área de Transferência (clipboard)
⌘ + ⇧ + 4 Captura a área selecionada e salva no Desktop
⌘ + ctrl + ⇧ + 4 Captura a área selecionada e salva na Área de Transferência (clipboard)
⌘ + ⇧ + 4 e Barra de espaço Captura uma janela e salva no Desktop
⌘ + ctrl + ⇧ + 4 e Barra de espaço Captura uma janela e salva na Área de Transferência (clipboard)

Capture tela no Mac para clipboard e Desktop em 6 maneiras diferentes

Abrir uma pasta do Finder em outra aba

O Finder é o grande gerenciador de Arquivos do Mac OS. Um recurso recente e bem proveitoso é a possibilidade de abrir várias abas em uma mesma janela do Finder. Você pode abrir uma outra aba utilizando o atalho ⌘ + T.

E se você está em uma janela e deseja abrir uma pasta em outra aba, sem precisar ficar voltando para o local onde estava? Simples: basta dar dois cliques na pasta segurando a tecla ⌘ (Command). A pasta clicada será aberta em outra aba do Finder. Desta maneira, é possível visualizar os seus arquivos de maneira mais organizada.

Como abrir pasta em outra aba no Mac

Gravar tela com o QuickTime

Nativo no Mac OS, o QuickTime Player é o reprodutor de vídeos padrão do sistema operacional. Além de simplesmente reproduzir arquivos .mp4 .mov e outros, o QuickTime tem uma função muito interessante de Gravação de Tela.

Basta abrir o QuickTime, na Barra de Menu vá em Arquivo > Nova Gravação de Tela (ou pelo atalho ctrl + ⌘ + N). Você terá a opção gravar a tela inteira ou selecionar a área desejada. Vale ressaltar que o áudio do seu microfone também será captado. É uma ótima opção pra quem gosta de gravar tutoriais.

capturar tela no quick time

Marcações em anexos no Apple Mail

Uma funcionalidade muito prática do aplicativo de e-mails do Mac OS é a marcação nos anexos. Ela permite desenhar, acrescentar textos ou formas ao seu arquivo. Isto é bem útil para destacar em uma imagem, por exemplo, regiões que precisam ser corrigidas e fazer observações. Tudo isto  dentro do Mail, sem precisar abrir outro programa para editar o anexo.

Para começar, basta criar um novo e-mail e arrastar o anexo desejado, pode ser um documento PDF ou uma imagem. O próximo passo é passar o cursor sobre o canto superior direito do anexo e clicar na seta que aparece, então, clique em “Marcação”. Pronto! Agora é só fazer as suas marcações conforme desejar.

E-mail markup. Marcação de anexos no Apple Mail

Bônus: Conversão de moedas no Spotlight

Aí vai mais um truque de lambuja!

Se você já o conhece, sabe que o Spotlight é um buscador poderoso. Mas além de vasculhar todos os arquivos do seu Mac, ele permite realizar algumas funções muito úteis para não precisar abrir nenhum software. Um exemplo é a capacidade de fazer contas rápidas sem precisar abrir a calculadora.

Mas você sabia que também dá pra saber a cotação de moedas estrangeiras no Spotlight? Faça um teste: abra o Spotlight (⌘ + Barra de espaço) e digite “2 euros”, por exemplo. Além de apresentar o valor em reais, ele mostra o mesmo valor convertido em dólares americanos, libras britânicas, ienes japoneses e dólares canadenses. Curtiu?

Dica: Conversão de moedas no spotlight - Atalho

Se você está começando agora no mundo Apple ou está pensando em migrar para a plataforma, a ProWay, em parceria com a HiMaker, está oferecendo o curso de Mac OS Básico, um treinamento completo que aborda os tópicos essenciais do sistema operacional pra você não ficar na mão. Clique aqui e saiba mais!