Como escolher a tecnologia ideal para o seu projeto

HiMaker Blog Leave a Comment

 

É sempre um momento decisivo, na vida de qualquer projeto, sabermos onde queremos chegar. Para chegar lá, qual ferramenta deverá ser usada? Qual linguagem de programação? Qual ambiente?

Já passou o tempo em que tínhamos o privilégio de escolher uma só ferramenta para desenvolvimento de um novo produto. Hoje, precisamos escolher um conjunto de soluções que, juntas, vão servir para alcançar os objetivos. O primeiro passo é levantar as características específicas do projeto.

Começamos definindo quem são os atores do projeto e qual a infraestrutura necessária. O uso essencial de algum hardware específico pode, por exemplo, servir para eliminar uma gama de opções.

A Plataforma

Será um projeto Web? Desktop? Que tipo de integração ele fará com sistemas de terceiros? Quantas pessoas vão usar? Isso tudo é muito importante para tomar uma decisão assertiva. Ilude-se quem acha que existe bala de prata. Uma tecnologia que resolve tudo.

Vamos supor que a plataforma escolhida seja a Web, a grande rede de computadores. Utilizaremos a linguagem Python, PHP, Java ou Ruby? Qual framework? Zend Framework, Django, Spring ou Ruby on Rails? Se você achar que a resposta é simples, talvez ainda não tenha compreendido o problema. Grandes plataformas usam uma mistura de tecnologias, cada qual resolvendo parte do problema.

Essa é uma boa dica para começar: pesquise empresas com ideias parecidas com a sua. Saiba o que elas escolheram como tecnologia base para seus projeto e que problemas elas encontraram e como resolveram. É importante aprender com os erros dos outros.

Manutenção e escalabilidade

Depois de uma pesquisa inicial, é preciso se atentar ao suporte disponível a você com sua escolha. Verifique se existe uma comunidade forte e ativa desenvolvendo recursos, de preferência biblioteca gratuitas para você fazer uso. Ou será que é só você e um cara estranho, que vive no fundo de uma caverna que estão utilizando esta tecnologia?

Existe alguma grande empresa por trás da tecnologia ou ferramenta que você escolheu? Ela corre o risco de morrer da noite para o dia porque aquela comunidade que existia enfraqueceu? Tecnologias conhecidas, mesmo as open source, normalmente têm a vantagem de possuir alguma organização gigante por trás que fará com que sua vida seja muito mais fácil e qualquer mudança aconteça de forma mais suave.

Equipe de trabalho

Outro aspecto importante é dos profissionais. Será fácil encontrar gente para o seu time quando seu projeto crescer? Ou será necessário um treinamento exaustivo, de uma linguagem de programação que ninguém conhece, só porque esta parecia mais interessante no início do projeto? Procure saber quantos profissionais estão disponíveis no mercado para integrar o seu time se o projeto vier a crescer. Como alternativa, verifique se você tem capacidade para absorver e treinar os profissionais inexperientes.

A questão é…

Definir a tecnologia base para qualquer projeto não é uma decisão fácil. Fique atento às questões importantes para as pessoas envolvidas no projeto. Escolha algo que lhe dê segurança para trabalhar, pelo menos a médio prazo. Seja lá qual for sua escolha, lembre-se que quando encontrar um problema difícil, tenha previamente uma fonte definida para onde você possa correr e pedir ajuda. E você vai precisar!

Recígio Poffo