o-que-ha-de-novo-filemaker-15

O FileMaker 15 chegou: conheça as novidades da versão

HiMaker Blog 0 Comments

A FileMaker, Inc., subsidiária da Apple, lançou oficialmente nesta quarta-feira, dia 10 de maio, a nova versão da plataforma. O FileMaker 15 chegou com novos recursos tanto para usuários como para desenvolvedores.

A proposta da FileMaker com este novo lançamento é levantar a ferramenta como um instrumento de criação de aplicativos exclusivos, mantendo a essência de facilidade e personalização ao criar soluções, agora com fundamentos mais rígidos. Listamos alguns dos novos features do FileMaker 15, que trouxe com ele o fortalecimento dos conceitos de mobilidade e integração.

FileMaker Go: integrar e compartilhar

Sem sombra de dúvidas, o FileMaker Go foi o mais nutrido com novos recursos. Vale lembrar que, cada vez mais, a FileMaker está se destacando como uma plataforma de banco de dados voltada para criação de soluções móveis, mesmo sendo possível utilizar a mesma solução no Windows e no MacOS.

Touch ID

Quem já conhece o Go há algum tempo estava sentindo falta de algo bem importante: a integração com o Touch ID dos iPhones e iPads para fazer login no App desenvolvido. Ao abrir o seu App personalizado pela primeira vez ou abrí-lo novamente após estar em background, é possível utilizar sua impressão digital para acessá-lo. Sem dúvida, a FileMaker acertou em cheio. Já estávamos sonhando com isso desde o lançamento do iPhone 5s. Valeu a pena aguardar um pouco mais.

Modifique e compartilhe em outros aplicativos

O FileMaker Go agora se integra com outros aplicativos instalados no seu iDevice. É possível, por exemplo, abrir uma imagem que está armazenada no FileMaker  em um editor de fotografias instalado no dispositivo, ou seja, a intenção é que o usuário modifique o conteúdo armazenado no App em FileMaker.

filemaker-15-compartilhamento-icloud

Fonte: Divulgação

Além disso, o FileMaker Go melhorou o compartilhamento de arquivos. Plataformas de armazenamento na nuvem, como iCloud, agora podem ser utilizados para enviar e receber imagens, documentos ou vídeos que o usuário deseja armazenar ou exportar da sua solução, e até mesmo para compartilhar os próprios arquivos FileMaker. Essa ótima sacada permite pegar arquivos diretamente da nuvem para serem armazenados em campos de container e não restringe o usuário a utilizar somente arquivos da galera interna do dispositivo.

Suporte ao 3D Touch

Assim como é com o Touch ID, o FileMaker Go 15 tem Suporte ao 3D Touch, funcionalidade presente nos iPhone 6s e 6s Plus (por enquanto). O recurso permite abrir arquivos recentes e o Centro de Inicialização ao pressionar o ícone do FileMaker Go na tela inicial do dispositivo.

iBeacons

filemaker-15-ibeacons

Fonte: Divulgação

Uma novidade bastante interessante da nova versão do FileMaker Go é a integração com iBeacons. Os dispositivos de localização podem ser previamente configurados para trabalharem com o Go. A solução desenvolvida pode receber informações transmitidas por pelos iBeacons quando houver proximidade entre eles e o dispositivo móvel com o FileMaker Go. O propósito da subsidiária da Apple é que os desenvolvedores possam criar Apps mais complexos e robustos como um tour guiado ou receber informações de um produto ao se aproximar dele. Um avanço mais do que propício para a geração que está respirando assuntos como automação e internet das coisas.

WebDirect: agora nos navegadores de smartphones

Até a versão 14, o WebDirect, que permite abrir soluções FileMaker na Web, não tinha suporte aos navegadores de smartphones, apenas para Desktop e tablets. Na versão 15, isto mudou um pouco. Com o layout adaptado exclusivamente para abrir Apps FileMaker no navegador do celular, a plataforma otimiza funções, menus e botões para a experiência na tela menor. Por enquanto, o recurso para smartphones está disponível em iPhones 6 ou mais recentes e também em smartphones Android com telas de no mínimo 5 polegadas e com memória RAM a partir de 2GB.

filemaker-webdirect-nos-smartphones-filemaker-15

Fonte: Divulgação

O WebDirect realmente é um dos grandes produtos da FileMaker. O investimento em melhorias técnicas do produto, principalmente na sua velocidade, tem sido considerável e demonstra que a FileMaker acredita no potencial das soluções abertas na Web. O alcance e a utilização do WebDirect tem tudo para crescer. Liberar a ferramenta para os smartphones foi uma escolha inteligente, já que a maioria dos acessos à internet tem sido através deles.

FileMaker 15: um presente para os desenvolvedores

filemaker-15-script-workspace

Fonte: Divulgação

A Script Workspace do FileMaker Pro e Pro Advanced vem melhorando a cada versão. Os desenvolvedores que já estão acostumados com interfaces de codificação agora contam com a sinalização de erros nos Scripts e a possibilidade de desfazer ações utilizando o Command + Z (ou Ctrl + Z, no Windows). Podemos dizer que nos sentimos até mais aliviados com essa notícia! Além disso, também houveram algumas pequenas alterações na Script Workspace como a eliminação, apenas em alguns casos, da pequena engrenagem  que aparecia do lado de alguns passos de script para configurá-los em uma caixa suspensa.

O FileMaker 15 também ampliou ainda mais a possibilidade de conexões com fontes de dados SQL. PostgreSQL e IBM DB2 se integram com a utilização do novo Adaptador de ESS. Para quem trabalha com produtos que se integram com outras tecnologias, como é a nossa solução de Controle de Acesso, esta ampliação de conexões externas chegou em boa hora, afinal a integração do FileMaker com outros bancos de dados sempre foi um de seus recursos mais interessantes.

Segurança: campo de senha, alerta e certificados

O tão esperado campo de senha, ou campo de edição oculta, agora já é uma realidade. Os caracteres digitados nestes campos serão substituídos por “•”.  Também podem ser utilizados para capturar número de PINs, cartões de crédito ou qualquer outra informação que deseja ocultar. Até então, os desenvolvedores simulavam a edição oculta com funções customizadas ou Script Triggers. Temos motivos para comemorar!

filemaker-15-edicao-oculta

Fonte: Divulgação

Ao conectar-se a host ou um site com certificado de segurança inválidos, o FileMaker alerta o usuário dando-lhe a opção de escolher continuar ou não a conexão, além de mostrar detalhes sobre o certificado. Se o usuário deseja confiar na conexão e marca “Sempre permitir conexão a este host”, esta informação fica salva em uma nova aba das Preferências do FileMaker: Hosts permitidos.

No FileMaker Server 15, as novidades são a aceitação dos certificados SSL intermediários SAN e curinga (que protege a URL de um site e seus subdomínios com um certificado SSL) e a utilização de certificados SSL de fornecedores populares terceiros. A aplicação desta tecnologia garante a proteção dos dados que circulam entre o FileMaker Server e os outros produtos como o FileMaker Pro e o Go.

Atualização no produto

Sem dúvida, uma melhoria muito útil que chegou no FileMaker 15. O que já era comum em outros aplicativos do Mac e do Windows agora chegou ao banco de dados da Apple para os dois sistemas operacionais. Toda vez que uma nova versão estiver disponível, o FileMaker alerta o usuário e permite que ele baixe instantaneamente a nova versão diretamente no produto, ou seja, não será mais necessário baixar o pacote de Update através site da FileMaker para manter a ferramenta atualizada.

Estas são apenas a maioria das novidades da versão 15 do FileMaker Pro, Advanced, Go, WebDirect e Server. Com este lançamento, a FileMaker demonstra que não fica para trás no avanço das tecnologias de desenvolvimento e está se destacando como ferramenta de criação de soluções customizadas, principalmente para as plataformas móveis. O investimento em melhorias no WebDirect e a integração com iBeacons são alguns destaques que ressaltam a preocupação da subsidiária da Apple com a mobilidade. A ferramenta também está se ampliando na comunicação com outras bases para dar aos usuários e desenvolvedores a opção de criar soluções mais robustas e com personalidade. O próximo passo agora é desfrutar de todos estes novos recursos e continuar descobrindo do que o FileMaker 15 é capaz.

Clique aqui e veja mais detalhes.