FileMaker 16 traz novidades para desenvolvedores

Lincoln Tintel Blog Leave a Comment

A espera pelo FileMaker 16 terminou. A FileMaker, Inc,  subsidiária da Apple, lançou no início desta semana a nova versão da plataforma. A possibilidade de criar seus próprios softwares para Windows, Mac, iOS e Web é o grande diferencial da plataforma, mas além disso, as últimas versões têm trazido uma série de novos recursos para desenvolvedores profissionais, já que um dos objetivos da FileMaker é atender tanto desenvolvedores iniciantes quanto os mais experientes. Para provar isso, o FileMaker 16 vem com funcionalidades especiais para quem quer se aprofundar no desenvolvimento de soluções e também melhorias na criação de layouts e geração de relatórios. Destacamos alguns features para você:

iBeacons e GPS

 

A nova versão inclui as chamadas Etapas de Scripts com monitoramento de região. Isso significa que é possível automatizar ações quando um dispositivo iOS detectar um iBeacon pré-definido que está próximo. A versão anterior já incluía suporte a iBeacons, porém, era necessário buscar por eles com o app ativo. Na versão 16, os iBeacons pode ser encontrados mesmo com a aplicação em background. Também é possível pré-definir um geofence (localização) e realizar ações específicas com base nessas coordenadas.

 

Integração

 

FileMaker 16 Json e cURL

A capacidade de integração do FileMaker com outras tecnologias já é conhecida desde outras versões. O 16, porém, presenteou os desenvolvedores com uma integração bastante aguardada: a capacidade de troca de dados com outras fontes através das opções avançadas de cURL e JSON, e com funções pré-definidas é possível simplificar a análise e a geração de dados JSON solicitados de outras fontes de dados através da nova API baseada em REST da plataforma, a FileMaker Data API. Além disso, qualquer API baseada em REST pode ser acessada virtualmente com o FileMaker.

 

Novidades para layouts

 

A experiência de usuário torna-se ainda melhor com as novas animações com scripts. Este novo recurso torna a navegação entre layouts e objetos mais fluída já que as transições trazem mais suavidade às ações realizadas pelo usuários.

 

FileMaker 16 Layout Objects

O inspector agora ganhou uma nova aliada: a janela de objetos do layout. Através dessa pequena janela flutuante, o usuário pode visualizar todos os objetos, inclusive os ocultos, presentes naquele layout de maneira hierárquica e selecioná-los individualmente sem precisar desagrupar nenhum elemento. Fazer alterações no layout ficou ainda mais prático.

 

FileMaker 16 Signature

A captura de assinaturas do FileMaker Go também foi aprimorada. Além da tela cheia, é possível exibir a tela de captura de assinatura como uma sobreposição ou integrada a um layout. Os usuários agora podem ver o que estão assinando na mesma tela.

 

Cartões

 

FileMaker 16 Cards Cartões

As janelas modais chegam ao FileMaker na versão 16. Janelas sobrepostas integradas ao layout que permitem uma experiência de usuário mais controlada a interativa.

 

FileMaker WebDirect

 

FileMaker 16 WebDirect

A ferramenta que leva seus softwares para a Web, o WebDirect, agora comporta até 500 usuários simultâneos.

 

Segurança

Com suporte a OAuth 2.0, os usuários podem integrar-se com autenticação de sistemas terceiros. Também é possível fazer login com contas da Amazon, Google e Microsoft Azure.

 

 

Estas são apenas algumas funcionalidades versão 16. Podemos perceber que a cada lançamento os recursos avançados de programação tornam-se prioridade para a FileMaker, Inc. Isso faz com que a plataforma atinja um público de desenvolvedores ainda maior e abre novos caminhos para as ferramentas de desenvolvimento low-code. Confira mais recursos do FileMaker 16 em: http://www.filemaker.com/br/products/whats-new.